O fim do infinito

quarta-feira, 23 de agosto de 2017


Semana passada conversando com um amigo sobre religião ele me disse que não acreditava na existência de Deus. Fiquei pasmo! Jamais imaginava que ele era ateu. Depois olhando bem nos olhos dele perguntei: Amigo se você não acredita na existência de Deus ou de um Ser Supremo, como se explica a beleza do universo, pássaros voando, oceanos, mares, rios, a criatividade humana, o corpo funcionando com perfeição, uma máquina cheia de detalhes que nos faz pensar que alguém criou tudo isso? Pois bem, vou lhe fazer uma pergunta que já fiz a tantas outras pessoas que tinham o mesmo pensamento seu, poucas, mas por incrível que pareça, existem. Então, pergunto: Se tiver der o poder de voar ou possuir uma nave espacial, um disco voador, com combustível suficiente para você chegar até onde quiser alcançar, um lugar que sequer imagina o que me diz? Ele me olhou de soslaio, deu o sorriso maroto e disse: Bem, acho que devo chegar até um buraco negro e ou beirada do mundo. Buraco negro! Beirada do mundo! Resposta meio chula, mas tudo bem. Perguntei novamente: O que existirá do outro lado? O amigo ficou pensativo, coçou a cabeça e não conseguiu responder e foi aí que complementei: A existência de Deus não pode ser provada ou refutada. A Bíblia diz que devemos aceitar pela fé o fato de que Deus existe: "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam" (Hebreus 11:6). Se Deus assim desejasse ou pudesse simplesmente aparecer e provar para o mundo inteiro que Ele existe não teria graça. Se fizesse isso, não haveria necessidade de fé. Numa parábola Jesus disse: ‘Porque me viu você creu? “Felizes os que não viram e creram’” (João 20:29). Por outro lado, é importante ressaltar que a natureza criada por ELE é poderosa, sobretudo, por sua capacidade auto-regenerativa. Seus ciclos naturais ocorrem e nada é desperdiçado aqui na terra. As frutas que caem no solo se tornam adubo para as plantas que ali florescem. As águas que caem das nuvens em forma de chuva evaporam, criando outras nuvens e estas jorram mais chuvas.

Este ciclo o fim do infinito que intitulei neste texto está com os dias contados. A interferência abusiva do ser humano na natureza faz com que o final deste ciclo se aproxime cada vez mais rápido. E, como todos sabem a existência de algo que possui um fim não pode ser chamado de infinito. As pessoas que passam pelas nossas vidas deixam as suas marcas num ir e vir infinito... As que permanecem são finitas porque simplesmente doaram seus corações para entrar em sintonia com as nossas almas. As que se foram para outra dimensão deixaram seus legados e aprendizados. Nós jamais nos importamos com o tipo de atitude que tiveram, mas com elas aprendemos muito. Com as pessoas vaidosas e orgulhosas aprendemos a ser humildes. Com as carinhosas e atenciosas aprendemos a ser gratos. Com as duras de coração aprendemos a importância do perdão. Com as pessoas que passam pelas nossas vidas aprendemos também a amar, ter bom relacionamento, mantença da amizade, da dedicação, do carinho, da atenção...

Depois de uma pequena pousa na conversa finalizei dizendo ainda para amigo: Um dia você vai procurar o fim do infinito e verás apenas uma estrela dizendo que é impossível alcançá-lo. Pedirás a ela que lhe mostre o caminho, mas será inútil, pois o universo apagará as pegadas como apagará e não amenizará a sua descrença e dor. Um dia a sua descrença ferirá seu coração porque ela foi inútil na sua vida, ficando nele apenas um vazio. Certamente gritará o nome de Deus quando vir a sofrer um acidente ou estiver no leito da morte. Seus olhos impressivos chorarão lágrimas da descrença, mas talvez, um dia qualquer, busque na página da sua vida o pôr-do-sol, o despertar da lua, as estrelas reluzentes, e nelas encontrarás apenas o silêncio e perguntarás a ti mesmo: onde eu errei? Onde foi para a minha fé? Por que insisto na não existência de Deus? Amigo, respostas de imediato não terá, porque até mesmo a natureza se negará dizer.

Um dia quando os seus sonhos forem derrubados pela incompreensão, sentirá no peito a flecha do arrependimento por não ter amado quem muito te amou e ama: o nosso Pai Celestial. A verdade é que um dia sentirás falta Dele, mas espero que não seja tarde demais, pois as lágrimas de um incrédulo, se não curadas, não O trará pra perto de você, porém, Ele, o Onipotente, poderá fazer delas um rio que o fará navegar para bem longe do seu porto seguro e quiçá, encontrá-lo. Para os seus entes queridos deixará apenas a saudade para que possam te acompanhar e saber quanto sua presença lhes farão falta.

Há anos tenho aprendido que o tempo cura, que a mágoa passa, que o ódio e inveja se evaporem, que a decepção não mate e que o hoje é reflexo de ontem; que os verdadeiros amigos permanecem e que os falsos, graças a Deus, não mais existirão. Compreendi que as palavras bíblicas têm força, que o olhar não mente e que viver é aprender com os erros, e foi assim que aprendi que tudo depende da vontade e que o melhor é sermos nós mesmos.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions