Uma viagem para além de mais além

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Como a um pássaro aventurei-me por aquelas brenhas selvagens, embora perigosas, banhei-me nas águas revolta do Rio Babilônia, pesquei lambaris em suas águas piscosas, entreguei-me a amassos imaginários de uma linda mulher cujas bolhas de águas envoltas em seu corpo eram levadas pelo vento, e o belo vulto iluminado pela luz tênue do sol e adornado por folhas secas caídas de árvores milenares, emergia e imergia naquelas águas profundas, num vai e vem inesquecível. O rio, eu e minha canoa, assim como o esbelto corpo, seguíamos céleres para além de mais além, enfrentando curvas, recepcionando brisas vindas de outros rincões e sob o cantar dos pássaros, parecia querer mostrar a aqueles que passaram e viveram o amor, que naquele local jamais existiria violência, poluição ou a brusquidão do quente asfalto de uma cidade. Aos incautos, o rio sempre dizia que as aves que outrora gorjeavam foram também para mais além, onde o ser humano jamais poderá aprisioná-las e nem fazê-las ouvir o ruído infernal de suas máquinas insones.


O rio, para além de mais além, onde a natureza não mostrará sua face, onde não se ouvirá suspiros nem gemidos, onde não se verão cidades incharem, onde não se respirarão o mesmo ar do ser humano, seguirá navegando sobre o seu próprio leito mesmo sinuoso, suscitando sons inebriantes, poéticos, sob o silêncio sombreado das árvores que debruçam sobre suas águas límpidas e deleitam em suas rústicas margens, cujos momentos de nostalgia me fez recordar de coisas obscuras impregnadas no meu cérebro há tempos, e com emoção à flor da pele, restou-me quedar diante daquele ambiente místico e esquecer-se dos sustos da cidade, das enfermidades, da violência, da criminalidade e dos cotejos de morte.



Naquele recanto aprazível tentava fugir do real, encaixotar de vez minhas ansiedades, aflições e sensações oriundas de um mundo profano e de certa forma, procurar entender a própria existência do homem no universo e acreditar firmemente na existência de Deus. As atitudes de cada um por mais crentes que forem, considero que a demonstração de fé, caso não seja rejuvenescida ante ao Criador, continuará sendo apenas uma gota de orvalho que não tem mãos para levantar aos céus e pedir ajuda, pois rapidamente se evaporará sob os raios de sol. Não importa se vamos mais além para ouvir e assistir o nascer de um novo amanhã, e ou se por extrema necessidade, termos que usar asas para voar no afã de visualizar nesse amanhã uma vida nova, e possivelmente, numa curva qualquer, encontrarmos a fé em Cristo que tantos procuramos.

O sol se pôs no horizonte entregando-me a lua que já nascia soberba detrás da densa mata. Não obstante o palco mostrado pela natureza se diversificasse a cada momento, o rio seguia seu rumo e eu o acompanhava com olhar complacente de um admirador. Era óbvio que ele passaria por serrados ingentes, matas e mais além, encontraria queimadas praticadas pelo próprio homem. Sabia que o fogo atiçado sobre o capim e galhos secos tornaria suas chamas ardentes, implacáveis, os quais, silenciosos, quedariam esbatidos sobre a terra que chorava de dor. Por mais que procurasse me aquietar naquele poucos dias de férias não conseguia ficar indiferente e como ambientalista precisava agir não obstante saber que a vida humana é cheia de contrastes em relação ao ambiente em que vive. A sua ação devastadora fez-me voltar ao meu mundo real, esquecer aquela imagem surreal, dos mistérios e mitos contados por moradores ribeirinhos para poder soltar os pequenos flashes guardados em minha mente, onde se encontram níveis insuportáveis da violência, de corrupção sem controle, de descrédito absoluto da classe política, de apagão ético e moral e de toda a sorte de agruras que o cidadão vem enfrentando, impotente, sem ter a quem recorrer. A sociedade está órfã e este fato me fez “cair na real” e “viajar” para além de mais além, inerme, em busca de meu mundo incógnito.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions